top of page
oi.png

O que são terrários ?

Os terrários são pequenos jardins que levam um pedacinho da natureza em uma estética única e encantadora, emanando boas energias no ambiente.

De fáceis manutenções e poucos cuidados, qualquer pessoa pode ter e cultivar um terrário.

Existem dois tipos de terrários e apesar da similaridade entre eles, cada um tem sua forma de viver e cuidados específico que você vai conhecer agora.

Conhecendo os terrários fechados

Os Terrários são miniecossistemas/estufas criados dentro de um recipiente transparente e fechado, na maioria dos casos, em vidro. Cultivamos nele plantas, especificas, que gostam de ambientes úmidos.

Eles são autossustentáveis e sobrevivem dos mesmos ciclos que acontecem aqui fora, no nosso planeta, e nessa atmosfera de ambiente úmido e com baixa incidência de luz, como é em uma floresta as plantas tropicais e subtropicais vivem de forma equilibrada.

A água evapora do solo (úmido e quente) do terrário e cria um vapor d'água que condensa em todo vidro, a famosa evapotranspiração.

8c0eb220-19b6-4382-8a0e-3334858039a0.jpg
GARRAFINHA45,,.jpg

A evapotranspiração é um processo que pode ser definido como a evaporação da água do solo mais a transpiração das plantas. Por meio desse processo, a água é devolvida à atmosfera, portanto ele está diretamente relacionado com o ciclo da água. E neste momento você deve estar se perguntando:

COMO AS PLANTAS RESPIRAM?

 As plantas respiram, assim como as bactérias presentes no substrato do terrário. Elas absorvem o oxigênio do ar e liberam o gás carbônico para a atmosfera. Esse processo acontece durante o dia e à noite, especialmente pelas folhas, através das estruturas presentes nas plantas, os estômatos. 

A fotossíntese  é um processo em que as plantas produzem glicose através da luz, sendo ela a principal fonte de energia dentro de um terrário. 

No caso do terrário com a incidência a luz indireta, seja ela artificial ou natural, as folhas das plantas funcionam como verdadeiras placas solares, que recebem gás carbônico que é um gás natural presente na nossa atmosfera com a água mineral do solo que libera o oxigênio.

é exatamente dessa forma que as plantas realizam as trocas gasosas e são capazes de sobreviver por anos em um recipiente fechado!

Cuidados básicos para o
terrário fechado

  • Regue uma vez a cada dois meses.

  • Mantenha-o sem ambiente iluminado e fresco.

  • Não exponha ao sol.

  • Caso seu terrário fique com excesso de umidade, muitas gotículas no vidro, abra a tampa e deixe evaporar. 

  • Se as plantas do seu terrário crescer muito, realize uma pode, retirando todo excesso.

  • Caso você observe fungos, plantas mortas ou folhas caída, retire imediatamente.

  • Faça uma limpeza frequente. Para limpar a parte interna use papel toalha seco, e para fazer a limpeza externa, use papel toalha e álcool.

Conhecendo os terrários abertos

Os Terrários abertos não ecossistemas/estufas, ou seja, não são autossustentáveis e necessitam de cuidados mais frequentes. É o contra ponto dos terrários fechados.

Eles são pequenos e minis jardins que popularmente carregam essa definição de "terrários", mas na verdade são arranjos montados com variadas plantas.. 

Como ele é aberto, se faz necessário uma rega mais constante, tendo em vista que ele fica em ambiente interno e a evaporação da água não retornará em forma de chuva para o solo.

Aqui na Casa Rose, os terrários abertos são feitos com cactos e suculentas, plantas do desertos que necessitam de pouca umidade e bastante iluminação.

WhatsApp Image 2023-03-01 at 11.51.58 (16).jpeg

Cuidados básicos para o
terrário aberto

  • Regue uma vez por mês.

  • Mantenha-o sem ambiente iluminado.

  • Não exponha ao sol.

  • Caso você observe plantas mortas, retire imediatamente.

  • Faça uma limpeza frequente. Para limpar a parte interna use papel toalha seco, e para fazer a limpeza externa, use papel toalha e álcool.

Realizamos manutenções

Veja nossa galeria!

Aqui estão alguns terrários que já produzimos, clique e se encante.

bottom of page